MECÂNICA QUÂNTICA II

Curso de Eng. Física

Série 7


1. Considere a equação de Klein-Gordon, para uma partícula livre, $[\partial_\mu \partial^\mu + (m_0c/\hbar)^2]\psi=0$. Determine:

a) A forma geral da densidade de probabilidade e da corrente de probabilidade.

b) As funções de onda.

c) A densidade de probabilidade para as funções de b). Discuta o resultado.


2. Como se transforma a equação de Klein-Gordon quando a partícula é posta num campo electromagnético? Considere o caso particular do campo de Coulomb. Obtenha a equação radial.


3. Considere a equação de Dirac para uma partícula livre, $(E - Ho)\phi = 0$, com $H_0 = c\vec{\alpha}\cdot\vec{p}+\beta m_0 c^2$ e $\vec{\alpha},\beta$, matrizes de dimensão 4. Determine as condições a que $\vec{\alpha}$ e $\beta$ devem satisfazer para que H0 descreva uma partícula relativista.


4. Calcule $[H_0,\vec{r}\times\vec{p}]$ e $[H_0,\vec{\sigma}]$, onde $\vec{\sigma}$ tem como componentes as matrizes de Pauli. Podemos dizer que $\vec{L}$ se conserva? Justifique.


5. Determine a forma geral da densidade de probabilidade e da corrente de probabilidade, para uma partícula que obedece à equação de Dirac.


6. Resolva a equação de Dirac para uma partícula livre, no referencial próprio da partícula.


7. Escreva a equação de Dirac na sua forma covariante. Como se transforma na presença de um campo electromagnético? Considere o caso particular de um campo central V(r), e determine a equação radial fazendo uma redução não relativista, onde se consideram energias não relativistas $E^{\prime}$, com $E = E^{\prime} + m_0c^2$ e $\frac{E^{\prime}-V}{2m_0c^2}<1$. Discuta o significado físico dos vários termos do Hamiltoniano.

Formulário

\begin{displaymath}
(\vec{\sigma}\cdot\vec{A})(\vec{\sigma}\cdot\vec{B}) = 
\vec{A}\cdot\vec{B} + i\vec{\sigma}\cdot(\vec{A}\times\vec{B})\end{displaymath}

\begin{displaymath}
\vec{\alpha}=\left(
\begin{array}
{cc}
0 & \vec{\sigma} \  \vec{\sigma} & 0 \end{array}\right)\end{displaymath}

\begin{displaymath}
\beta=\left(
\begin{array}
{cc}
I & 0 \  0 & -I \end{array}\right)\end{displaymath}

\begin{displaymath}
\vec{\nabla}f(r) = df/dr\vec{e}_r\end{displaymath}



Vitor Rocha Vieira
9/10/1998