1. Considere o choque de duas partículas. Tendo em conta que os sistemas laboratório e centro de massa estão relacionados por uma transformação de Galileu obtenha as seguintes relações entre quantidades definidas nos dois sistemas.
a) ângulo de dispersão:
com , e VL e a velocidade do centro de massas em relação ao laboratório e da partícula 1 no referencial do centro de massas depois da colisão, respectivamente.b) secção eficaz total:
c) secção eficaz diferencial:
d) energia cinética: com e , as massas total e reduzida.
2. Mostre que para o caso de velocidades relativistas as relações do problema 1. tomam a forma,
a) ângulo de dispersão:
com eb) secção eficaz diferencial:
3. Tendo em conta a forma da amplitude , obtenha a secção eficaz total em função dos desvios de fase.
4. Estudar o comportamento dos desvios de fase para a dispersão por um potencial esférico de largura a e grandeza -V0. Supor que a energia é baixa, contribuindo essencialmente os termos com l = 0. Determine o comprimento de scattering a.
5. Determine os desvios de fase e a secção eficaz total para a dispersão pelo potencial , esfera rígida, considerando que a energia é baixa.
6. Obtenha a função de Green a uma dimensão.
7. Mostre que as soluções da equação de Lippman-Schwinger tem o comportamento assimptótico correcto exigido pela teoria das colisões e obtenha o valor da amplitude de scattering. Comece por demonstrar que
8. Considere o potencial de Yukawa onde é o alcance da interacção. Obtenha as secções eficazes diferencial e total, na primeira aproximação de Born. Represente graficamente a secção eficaz diferencial.
9. Na dispersão elástica de electrões por átomos, o potencial de Coulomb está filtrado do núcleo pela nuvem de electrões, podendo ser representado por , onde a é o raio da nuvem electrónica. Obtenha a amplitude de scattering e a secção eficaz diferencial na primeira aproximação de Born. Discutir o resultado para grande.